30 de mai. de 2017

Regra das Paroxítonas

Antes de começar com as regras, é sempre bom lembrar que a acentuação gráfica é a indicação de que a sílaba grafada é a tônica e que apenas os chamados acento agudo e circunflexo exercem essa função, ou seja, o til pode não ser indicação de tonicidade de uma palavra, como podemos observar em termos como “óooorgão”, na qual a sílaba tônica é “ór”.
Dito isso vamos as regras:
Antes de falar sobre as palavras Paroxítonas que são graficamente acentuadas, uma dica importante! Há duas formas de se guardar uma regra: uma é pela permissão; e outra é pela “não permissão”.
Como há um número grande de terminações de palavras paroxítonas que são graficamente acentuadas para decorar (l, n, r, ps, x, us, i, is, om, ons, um, uns, ã[s], ão[s], ditongo oral [seguido ou não de s]) é mais fácil você lembrar quais são as terminações que não possuem acentuação gráfica para paroxítonas, e são elas as mesmas das oxítonas.
Ficou confuso? Vamos na prática.
Paroxítonas terminadas em “a”, “e” e “o”, seguidas ou não de “s”, além de “em” e “ens”, não são graficamente acentuadas.
Sendo assim, palavras como “fáaacil”, “póoolen”, “víiirus”, “láaapis”, que não têm as terminações ditas antes, são Paroxítonas graficamente acentuadas.
Ouça o áudio da explicação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário